Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

COMO FAZER MUDAS DE PARIRI

O pé de pariri cresce como arbusto de pequeno porte (+ou– 1,80m de altura) por uma braçada de largura. É planta típica de região quente-úmida, com índice pluviométrico elevado. Pode ser cultivada em céu aberto porque gosta do sol apenas depois de crescida a muda. Enquanto a muda não estiver fortalecida, deverá crescer numa área de sub-bosque, o qual deve ser sombreado até 50%. O solo deve ser o areno-argiloso, mas em solos de terra roxa ou de várzea, não sujeitos a inundações periódicas, o desenvolvimento é melhor. E o espaçamento entre os pés deve ser de 3m x 3m.
Com o intuito de espalhar esta planta pelo Brasil, estou retirando mudas e enviando a quem possui interesse. E algumas pessoas sempre me perguntam como se dá o processo de retirada de mudas.
Não tenho muita habilidade com plantas em geral, mas após vários testes, cheguei à conclusão que o método abaixo, apesar de demorado (cerca de 2 meses), foi o mais proveitoso. Assim, para aqueles que já possuem o Pariri e desejam retirar mudas, segue as dicas:

ETAPA 1
Corte um pequeno galho do Pariri, conforme a foto abaixo. Não há qualquer problema em cortar galhos que já possuem folhas formadas. Retirei esta muda por que, observando a parte superior, verá que já existe um pequeno broto onde a folha será formada.



ETAPA 2
Coloque o galho em um recipiente, trocando a água todos os dias para oxigená-la. CUIDADO COM O MOSQUITO DA DENGUE!!!


ETAPA 3
Note, ao fundo do recipiente, a formação de raiz. Este processo de surgimento da raiz demora em média 3 ou 4 semanas! Antes disso, a forma de saber se a planta está se desenvolvendo se dá por meio de observação no desenvolvimento das folhas e surgimento de pequenos pontinhos brancos na extensão do caule submerso na água (daqui sairão as raízes).
CUIDADO COM O MOSQUITO DA DENGUE!!!


ETAPA 4
Quando houver grande formação de raízes, a planta poderá ser retirada da água e transferida para a terra. Faça o plantio em terra que garanta um bom desenvolvimento da planta.
CUIDADO COM O MOSQUITO DA DENGUE!!!


ETAPA 5
Use somente água para irrigar a planta, lembrando que os destinatários já costumam fazer uso de muito medicamento químico em seu tratamento médico.


ETAPA 6
Após algumas semanas na terra...


FASE DE COLHEITA DAS FOLHAS
Posteriormente, poderá visualizar sua "pequena muda" com este tamanho e colher folhas para fazer o chá, que deve ser feito com a folha totalmente seca.



Como faço para receber a muda de Pariri?
Entre em contato conosco através da aba "Em que posso ser útil?" no menu à esquerda deste blog ou pelo Whatsapp, conforme número indicado abaixo. As mudas serão enviadas de acordo com a ordem de pedidos e disponibilidade.

Como faço o pagamento?
O pagamento é realizado mediante boleto bancário.

Qual o valor da postagem?
O valor varia de acordo com a modalidade de envio (PAC ou Sedex), mediante fornecimento do CEP.

Qual a forma de envio você sugere?
Sugiro a escolha pela modalidade SEDEX para evitar o armazenamento da muda em local fechado por muito tempo.

A sobrevivência da muda é garantida?
NÃO! A muda será encaminhada com todo cuidado para sobreviver, mas este risco fica por conta do destinatário, pois após a postagem o remetente perde o controle sobre a correspondência.

PROJETO PARIRI PELO BRASIL: SEJA UM BRAÇO AMIGO!
Temos o objetivo de fazer esta planta chegar a todos os lugares do Brasil. Clique aqui e conheça os pontos comerciais e de voluntários que fornecem o Pariri.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ATENÇÃO: O USO DO CHÁ NÃO DISPENSA O ACOMPANHAMENTO MÉDICO.





22 comentários:

  1. Que ótimo, aprendi a tirar mudas para doações. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela ajuda, agora já sei como tirar mudas e espalhar o pariri.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!Meu pai está com leucemia e gostaria muito de conseguir essa erva. Mas aqui onde moro nem se ouve falar. Poderia me enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me informe o endereço de envio através da aba "Em que posso ser útil?" no menu à esquerda deste blog.

      Excluir
  4. estas folhas serviram pra mim para prostota aumentada e também pra minha sobrinha com problema de leucemia e placenta ok...o meu muito obrigado pelo as folha de pariri ok...adauto Raimundo da silva

    ResponderExcluir
  5. o meu muito obrigado...ok

    ResponderExcluir
  6. eu agradeço pelo desempenhos de vocês com boa vontade de atende as pessoas nessecidade...o meu muito obrigado ok

    ResponderExcluir
  7. Sou de bh once consigo a plants ten endereco do vilmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Entre em contato comigo através da aba "Em que posso ser útil?" no menu à esquerda para eu lhe auxiliar de forma mais clara.

      Excluir
  8. Comprei mudas pela internet. Minha intenção de início, era para uso pessoal e algumas poucas pessoas. Depois veio a ideia de fazer mudas para ir distribuindo. Com este artigo, até ficou mais fácil ! Ainda vai demorar uns poucos meses, mas é minha intenção. Com o advento da dengue, quando as plaquetas "caem", esta planta é uma excelente solução. Mas minha procura de deve a outra doença, a PÚRPURA. Para quem não sabe, é quando o próprio organismo destrói as plaquetas que produz, ás vezes a pessoa nem percebe, até pegar uma dengue e piorar a situação. Boa sorte, bom trabalho e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela, bom dia!

      Caso queira divulgar seu trabalho futuramente, me informe que postarei o contato que você autorizar no blog para que a tarefa de distribuição das folhas e mudas sejam divididas. Ajudará muito! Saúde e Paz.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Aki do lado minha visinha ten um pe enorme ta fazendo mudas.e ensinando mas a dica foi mujto boa de como fazer a muda.brigado

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, tenho um pé de PARIRI e tiro mudas tanto plantando direto na terra como fazendo ALPORQUIA.
    Basta escolher o galho que se quer e tirar um cm da casquinha ( é muito fina) e envolver o local com
    folhas secas trituradas, fibra de coco, pó de xaxim velho, asfagno este se compra em floriculturas.
    Molhe bem e aperte no local, envolva com plástico macio ( há umas sacolas plásticas branquinhas que são
    muito apropriada) amarre bem apertado e aguarde. 30 dias depois já tem raízes, deixe mais uns dois meses
    para cortar e colocar na terra. A muda pode ter o tamanho que você quiser.Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço de coração Diego, pelo envio da muda e das folhas. Recebi hoje. Já preparei e tomei o chá. Tenho muita fé na cura do câncer. O trabalho voluntário que você faz é primoroso.Muito obrigada. Deus lhe abençoe e proteja, sempre. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  13. bom dia . posso plantar em um vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Pode sim. Ela crescerá proporcionalmente ao espaço destinado ao seu plantio.

      Excluir
  14. No ano passado estorou um cisto emorragico em mi seria caso cirúrgico,uma miga minha mi falou do pariri comecei a tomar todos os dias quando voltei na médica não foi mais preciso,no sinto muito bem.

    ResponderExcluir
  15. O PARIRI TAMBEM E BOM PEDRAS NO RINS QUEM TEM INTESTINO LERDO NAO VAI AO BANHEIRO 3 OU 5 DIAS CRIANÇAS E ADULTOS EU FAÇO GARRAFADA

    ResponderExcluir